Como vender frutas picadas?

Publicado por Lidia Massari em 28 de fevereiro de 2025

A venda de frutas picadas depende de um processo de preparação impecável que leva em consideração a higiene e frescor dos alimentos, por isso é fundamental pesquisar muito antes de iniciar, mas saiba que é um negócio super promissor.

Devido à praticidade oferecida pelo produto, tem crescido o número de perfis de clientes que optam por frutas picadas para seus estabelecimentos. Confira a leitura e veja como vender frutas picadas pode ser o início de algo lucrativo!

Índice de conteúdo

  1. Aprenda como vender frutas picadas da forma correta
    1. Você precisa estudar o mercado que pretende atender
    2. O coração do negócio é o fornecedor certo
    3. Qual fruta dá mais lucro
    4. Higiene no processamento e escolha da embalagem
    5. Como conservar a fruta picada com o máximo frescor
  2. Se você entendeu como vender frutas picadas o que está esperando para começar

Aprenda como vender frutas picadas da forma correta

Como vender frutas picadas

Apesar do aumento de preço de algumas das principais frutas, o mercado ainda está aquecido porque as frutas são indispensáveis em diferentes cenários. As casas de suco mesmo, têm uma demanda diária por frutas frescas, bem como os restaurantes.

Então, para você que estava pensando em começar um pequeno negócio de frutas, chegou o momento de compreender melhor a oportunidade diante de você.

1. Você precisa estudar o mercado que pretende atender

Trabalhar com frutas costuma ser um negócio duplamente desafiador, pois envolve mais do que a questão econômica. Primeiro porque é fundamental definir o modelo de negócio, ou seja, como as frutas serão vendidas?

Será que é necessário montar um hortifruti ou atuar como distribuidor? Será que se eu vender fruta em polpa é mais lucrativo? Então, são diferentes variáveis que todo empreendedor precisa compreender para não se surpreender.

No caso das frutas picadas, o estudo de mercado se torna inestimável como uma bússola empresarial, já que viabiliza:

  • Maior compreensão do mercado local.
  • Identificação precisa do público-alvo.
  • Levantamento das frutas mais vendidas e de procura sazonal.
  • Reconhecimento de potenciais lacunas deixadas pela concorrência.

Além do mais, é nessa etapa que você consegue planejar cada aspecto da estrutura operacional, como preços, margem de lucro, custos operacionais e orçamento suficiente para dar os primeiros passos!

2. O coração do negócio é o fornecedor certo

Após bater o martelo acerca do plano inicial, é hora de falar sobre um dos pontos mais importantes: os fornecedores. O frescor e a qualidade das frutas são o carro-chefe do negócio, sem isso, eu aconselho você a deixar a ideia de lado.

O cliente que opta pela fruta picada, seja a pessoa em busca da alimentação saudável, pessoas sem tempo ou academias, está em busca de qualidade pura. Não há margem para erro e, basta um produto fora do padrão exigido, para perder o cliente.

Sendo assim, faça uma lista com possíveis fornecedores e avalie pontos como:

  • Confiabilidade, reputação e cadeia de fornecimento.
  • Margem para negociação e preços competitivos.
  • Facilidade no pagamento dos pedidos e prazo para quitação.

Quer uma sugestão pessoal? Procure os produtores locais da região. Embora o preço seja um pouco mais alto, a qualidade pode compensar radicalmente na percepção do cliente, bem como na margem de lucro.

3. Qual fruta dá mais lucro?

É impossível dizer qual fruta dá mais lucro, mesmo porque a volatilidade dos preços é um desafio constante. Só para você entender, o preço de uma fruta hoje, não necessariamente será o mesmo de amanhã. O segmento se tornou dinâmico demais.

Se eu tivesse que apontar uma fruta, seria a manga, pois além de render bem picada, dá para produzir polpa. Aliás, sua demanda é crescente e, nos últimos anos, ela deixou de ser tão sazonal quanto antes.

Frutas que podem compensar o retorno

  1. Abacaxi: fruta extremamente tropical e amada por muitos, rende cubos suculentos que ninguém resiste.
  2. Melancia: monte combos interessantes para quem consome lanches naturais como uma sobremesa saudável.
  3. Morango: aposte em morangos orgânicos e tenha sempre um bom estoque porque morango é uma das principais frutas.
  4. Melão: hoje existe uma grande variedade de melão, explore sabores e texturas para montar combinações deliciosas.

4. Higiene no processamento e escolha da embalagem

Assim que definir as frutas processadas, vem a questão da higienização. Vale ressaltar que você deve procurar a prefeitura da cidade para se certificar das obrigatoriedades de fiscalização, obtenção de alvarás e permissão de funcionamento.

Na prática, sua indústria de processamento precisa se atentar a 4 pontos: lavagem, corte, armazenamento e embalagem. Então, é urgente investir em utensílios e equipamentos que permitam máxima higiene.

Além do mais, estude um layout de processos para atingir um nível elevado de padronização. Invista também em sistemas de refrigeração para preservar todo o frescor das frutas pelo tempo que for necessário.

Embalagens recomendadas para vender fruta picada

  • Embalagens plásticas com divisória facilitam o consumo rápido.
  • Potes herméticos transparentes oferecem maior segurança.
  • Sacos plásticos biodegradáveis são indicados para clientes corporativos.
  • Potinhos descartáveis com tampa personalizada.
  • Marmita de plástico agrega charme e valor ao produto.

O que você deve considerar na escolha da embalagem é a sua capacidade de vedação, material livre de contaminantes e a possibilidade de personalização.

5. Como conservar a fruta picada com o máximo frescor?

O congelamento de frutas não é o método mais recomendado de conservação porque pode alterar a textura. Todavia, é uma alternativa para estender a validade e o frescor das frutas. E outra, desde que você faça corretamente é algo a se pensar.

Para isso, você pode dividir sua área de produção e armazenamento em dois ciclos de processos. O primeiro fica para a seleção, preparação, corte, pré-congelamento e arrumação na embalagem.

Uma vez que as frutas estão nas embalagens, você as leva para congelar sob temperatura constante de -18°C no mínimo. Já o segundo ciclo consiste na etapa de descongelamento, que precisa ser feito dentro da geladeira no prazo entre 24 horas.

Acaso você tenha boa rotatividade, evite congelar, apenas a refrigeração intensa dá conta do recado. Confira um vídeo que pode ajudar nessa etapa:

Se você entendeu como vender frutas picadas o que está esperando para começar?

A maior vantagem de aprender como vender frutas picadas é o simples fato de que começar é barato e imediato. Você não precisa de grandes investimentos, tampouco de conhecimentos técnicos complexos.

Porém, isso não elimina a necessidade de se aprimorar constantemente, a exemplo da formação em nutricionismo, que pode ajudar você a se destacar e muito dos concorrentes.

Agora você tem tudo que precisa para começar e, caso alcance bons resultados, dá até para avaliar outros produtos, como os kits congelados para sopa. Compartilhe e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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