6 Marcas de surf famosas

Publicado por Lidia Massari em 4 de maio de 2025

O surf chegou ao Brasil há quase um século, mas durante décadas, foi um esporte dormente ligado à classe média alta brasileira, até que recentemente, o esporte explodiu no Brasil, alçando assim algumas das marcas de surf mais famosas do mundo.

Provavelmente você conhece algumas, senão todas da lista, como Billabong, Rip Curl, Quiksilver, Mormaii, Hang Loose e Reef. Contudo, garanto que você vai se surpreender com o panorama que eu montei sobre este mercado emergente. Confira!

Índice de conteúdo

  1. Conheça agora as 6 marcas de surf famosas que lideram o mercado
    1. Billabong
    2. Rip Curl
    3. Quiksilver
    4. Mormaii
    5. Hang Loose
    6. Reef
  2. O impacto direto das marcas de surf famosas no mercado brasileiro de surf

Conheça agora as 6 marcas de surf famosas que lideram o mercado

Marcas de surf

É impossível não associar o surfe diretamente ao Brasil, sendo que 17 estados brasileiros são banhados pelo Oceano Atlântico. Falamos de nada mais, nada menos, do que 7.367 km de litoral que os surfistas profissionais e amadores podem aproveitar.

Todavia, o curioso disso é que as marcas mais famosas dentro do surfe brasileiro são estrangeiras, com exceção da Mormaii. Chega de papo furado, vamos abordar a história de cada marca que impacta o cenário do surfe no país!

1. Billabong

A geração mais nova pode nem saber, mas a Billabong é uma marca australiana de surfe. Isso mesmo, a marca foi criada em 1973 em Gold Coast, Austrália, através de um modelo de calção de banho. A moda logo pegou e a marca cresceu rapidamente.

Vale ressaltar que a Billabong foi fundada pelo surfista e shaper, Gordon Merchant, que entendia profundamente as necessidades dos surfistas. Nos últimos anos, a marca evoluiu e visa não só suprir surfistas, mas atender o homem moderno.

História da Billabong no Brasil

  • A Billabong chegou ao Brasil em 1985.
  • A primeira loja no Brasil, acredite se quiser, foi aberta em Minas Gerais.
  • Hoje a Billabong é uma marca da Authentic Brands Group (ABG).
  • A ABG, por sua vez, também é dona de outras marcas, como a Quiksilver.
  • O portfólio da Billabong é focado em todos os públicos atualmente.

2. Rip Curl

Nada mais original do que uma marca de surf nascer em uma praia, não é mesmo? Pois essa é a história da Rip Curl, uma das grandes referências em artigos e roupas para surfistas, fundada em 1969, em Bells Beach, Austrália.

Ao longo de 56 anos, a Rip Curl estabeleceu um posicionamento comercial diferenciado, especialmente pela qualidade. Porém, é o seu portfólio que sempre chamou a atenção, pois ajudou a moldar o esporte como ele é hoje.

Atendendo aos públicos masculino, feminino e infantil, a Rip Curl consolidou seu sucesso no Brasil, desde que chegou em 2002. Todavia, ela foi vendida em 2019 para uma empresa especializada em esportes ao ar livre, que é a Kathmandu.

3. Quiksilver

Na dianteira do surf como esporte profissional, a Quiksilver é a representante que impactou profundamente o mercado global do surfe. Criada em 1969, e no Brasil desde a década de 90, a Quiksilver possui alguns dos produtos mais valorizados hoje.

Tanto é que o grupo Authentic Brands Group (ABG), dono da Quiksilver, investiu pesado em sua capilaridade ao comprar outras marcas de peso, como Billabong, RVCA e Roxy.

Vale ressaltar que a marca não se contentou com os mares, pois garantiu uma expansão para outros esportes. Hoje, a Quiksilver fornece soluções para esportes como Snowboard e Esqui, como uma evolução natural da sua essência de esportes radicais.

4. Mormaii

A Mormaii é uma marca 100% brasileira, criada em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina em 1976. Enquanto algumas das outras marcas de surf foram criadas por praticantes do esporte, a Mormaii foi fundada por um médico.

Estou falando do médico gaúcho Marco Aurélio Raymundo, que buscava se encontrar profissionalmente, até se mudar para Garopaba. Lá ele se conectou à natureza e encontrou sua vocação, fornecer produtos de alta performance para o surfe brasileiro.

Como resultado, a Mormaii se tornou pioneira no segmento nacional, possui um complexo industrial massivo e atua até mesmo no segmento de franchising.

5. Hang Loose

Quais são as marcas de surf

Conhecida marca de surfe no Brasil, a Hang Loose nasceu no Havaí, em 1982. Através de um significado bastante condizente, do inglês, “Relaxar”, a Hang Loose surgiu diretamente no berço do esporte.

Diferentemente dos concorrentes, criados por estrangeiros, a Hang Loose foi fundada pelo paulistano Alfio Lagnado. Hoje, com 43 anos de história e um impacto direto no esporte no Brasil, a Hang Loose inventa e se reinventa a cada ano.

Para isso, seu portfólio atende os públicos masculino, feminino e infantil, com linhas completas em roupas, artigos e acessórios.

6. Reef

E para fechar a nossa lista com tudo, trago até você a Reef, uma marca verdadeiramente americana. Criada em 1984, em San Diego, Califórnia, a Reef surgiu em uma comunidade praiana chamada La Jolla.

Apesar disso, a Reef está presente no Brasil desde a década de 80, ou seja, tem parte das suas raízes na cultura do surfe nacional. Nesse sentido, a marca procurou se manter relevante não apenas no mundo do surfe, mas também em outros segmentos.

Como resultado, hoje a sua premissa é atender “Da terra ao mar”, o que ampliou seu público e fortaleceu sua consolidação!

O impacto direto das marcas de surf famosas no mercado brasileiro de surf

Quem atua no ramo de artigos esportivos tem a obrigação de conhecer a fundo cada uma das marcas de surf. Aliás, isso não é uma opção e pode determinar um diferencial competitivo relevante sobre a concorrência.

Embora eu não conheça seu objetivo com o conteúdo, garanto que com as informações que você absorveu hoje, você já está na frente de muita gente. Caso empreenda ou pense em empreender no segmento, aprofunde-se ainda mais.

Afinal, conhecer as marcas que você revende é a única maneira de criar uma comunicação direta com o cliente. Espero que encontre utilidade nas informações, compartilhe-as e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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