Ultrafarma é franquia? Saiba se é possível abrir uma farmácia da rede

Publicado por Lidia Massari em 2 de maio de 2025

A Ultrafarma é uma consolidada rede de farmácias que passou a operar como franquia em 2019, então, é possível investir. No entanto, o grupo segue um padrão rigoroso de expansão, que leva em conta diversos aspectos, como experiência no setor.

Nesse sentido, se você estabeleceu que investirá no segmento de farmácia, recomendo muito a leitura a seguir. Afinal, reuni as principais informações que você precisa saber, além de grandes surpresas que você só encontra se conferir o conteúdo!

Índice de conteúdo

  1. Hoje você descobre se a Ultrafarma é franquia ou não
    1. O que é a Ultrafarma – Licenciamento de marcas
    2. Qual o valor da franquia da Ultrafarma
    3. Quem é dono da Farmácia Ultrafarma
    4. Como se tornar um franqueado da Ultrafarma na prática
    5. Oportunidade de investimento com a franquia Óticas Ultrafarma
  2. Sabendo que a Ultrafarma é franquia você só precisa organizar seu planejamento

Hoje você descobre se a Ultrafarma é franquia ou não

Ultrafarma é franquia

Sim, a Ultrafarma é franquia e oferece o modelo de licenciamento de marca, mas a partir da bandeira Ultrafarma Popular. Durante 19 anos, o grupo operou unidades próprias, mas em 2019, veio a decisão de ingressar no franchising brasileiro.

Aliás, a Ultrafarma é uma empresa associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), ou seja, a marca segue os padrões de qualidade e operacionalização.

Embora não esteja no ranking das maiores redes de farmácias do país, a Ultrafarma possui uma operação crucial no segmento. Acompanhe e saiba tudo agora!

1. O que é a Ultrafarma – Licenciamento de marcas?

O modelo de franquia da Ultrafarma foge um pouco do formato tradicional, pois se baseia no licenciamento de marca. Na prática, quer dizer que empresários já inseridos no segmento farmacêutico podem abrir sua própria unidade Ultrafarma.

Por conseguinte, a empresa oferece suporte até a instalação, além da expertise adquirida em 26 anos de história. Como resultado, o licenciado monta uma estrutura operacional robusta, com marca de peso no mercado e portfólio superior a 12 mil SKUs.

Diante disso, você investe em uma unidade sob a Bandeira Ultrafarma Popular, mas pode aproveitar toda relevância da marca Ultrafarma.

2. Qual o valor da franquia da Ultrafarma?

Confesso a você que na página de apresentação da franquia/licenciadora, não há menção ao valor de investimento. Então, é uma questão que você precisará confirmar junto ao time de expansão.

Por outro lado, eu encontrei sim alguns portais que mencionam valores a partir de R$710 mil reais. Se você parar para pensar, esse valor não foge muito de outras franquias de farmácia.

Um grande diferencial da Ultrafarma, é que o grupo teve muito êxito em conciliar economia e qualidade.

Consequentemente, as unidades licenciadas também aproveitam dessa condição que destaca a marca da concorrência. Ainda mais se você considerar que boa parte das opções viáveis de investimento, se resumem às farmácias de manipulação.

3. Quem é dono da Farmácia Ultrafarma?

O empresário por trás de toda a operação da Ultrafarma é Sidney Oliveira, responsável pela consolidação da marca e serviços. Nesse contexto, a Ultrafarma nasceu em 2000, com um posicionamento que revolucionou o setor farmacêutico.

Através dos genéricos, a empresa gerou economia de até 80% nos medicamentos, contribuindo diretamente à evolução do modelo operacional. Como resultado, hoje a Ultrafarma desfruta de aspectos, como:

  • Liderança do Comércio Eletrônico Farmacêutico no Brasil.
  • Rede com mais de 4 milhões de clientes ativos.
  • Portfólio com 15 mil produtos disponíveis no e-commerce e lojas.
  • Ao menos 2 formatos de franquia para os empreendedores brasileiros.

4. Como se tornar um franqueado da Ultrafarma na prática

Qual o valor da franquia da Ultrafarma

Diferentemente de uma franquia convencional, a Ultrafarma não disponibiliza nenhum tipo de formulário de contato específico. Nesse caso, você precisa entrar em contato direto pelo site Ultrafarma Lojas e preencher um formulário de contato geral

Em um dos campos do formulário, há um espaço para deixar uma mensagem, indicando, no caso, seu interesse. Após enviar suas informações básicas, a equipe retorna o contato para dar continuidade ao processo de cadastramento.

Assumindo que a adesão à franquia Ultrafarma seja pelas vias tradicionais, então certamente você poderá passar por etapas como:

  • Envio completo de informações (pessoais e profissionais).
  • Entrevista com a equipe de expansão para alinhamento.
  • Apresentação do modelo de franquia e de operação.
  • Apresentação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
  • Geração de contrato ou pré-contrato e pagamento das taxas iniciais.
  • Início do processo de implementação da unidade.

5. Oportunidade de investimento com a franquia Óticas Ultrafarma

É verdade que não há tantas informações sobre a franquia Ultrafarma, mas aqui está uma informação que poucos conhecem. Em 2010, a empresa lançou a franquia Óticas Ultrafarma, como uma maneira de ampliar a capilaridade do grupo.

Isso mesmo, estou falando de uma franquia de ótica com a marca Ultrafarma que se consolidou rapidamente. Atualmente, cerca de 64% dos franqueados pensam em abrir uma segunda unidade, ou seja, tem potencial de retorno.

Investimento na Ótica Ultrafarma

  1. Investimento inicial: a partir de R$235 mil.
  2. Faturamento médio: cerca de 95 mil por mês.
  3. Lucratividade: varia de 15% a 20%.
  4. Dimensão da loja: espaços a partir de 40m².
  5. Retorno médio: a partir de 18 meses.

Aqui sim você tem uma visão geral sobre o escopo do investimento, embora fuja do objetivo de montar uma farmácia, né? Entre em contato com a empresa para saber mais através deste link.

Sabendo que a Ultrafarma é franquia você só precisa organizar seu planejamento

O que você pode tirar desse conteúdo, além de descobrir que a Ultrafarma é franquia, é a necessidade de planejamento. E aqui me refiro ao planejamento robusto, pois como você viu, o investimento médio na franquia gira em torno de R$700 mil.

E outra, segundo a empresa, é preciso estar inserido no segmento farmacêutico, indicando a necessidade de experiência no ramo.

Nesse momento você tem todo o insumo de conhecimento para dar os próximos passos, boa sorte em sua jornada. Espero que o conteúdo seja útil para você, compartilhe e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário