As joias Vivara são sonho de consumo dos apaixonados por peças exclusivas, já para quem sonha empreender com a marca, a principal barreira é saber se a Vivara é franquia, mas saiba de antemão que a Vivara não opera como franqueadora.
Há mais de 60 anos a Vivara molda o imaginário das pessoas e remodela sua preferência quanto a joias diferenciadas. Neste conteúdo você descobrirá tudo que cerca uma das principais empresas no segmento de joalherias do Brasil. Acompanhe a leitura!
Índice de conteúdo
- Descubra se a Vivara é franquia como muita gente afirma
- Entendeu por que muita gente acredita que a Vivara é franquia
Descubra se a Vivara é franquia como muita gente afirma

Falar em joias, relógios, acessórios e perfumes, não tem como, a Vivara se destaca ao fugir do padrão convencional. A empresa, que atua há 63 anos no mercado e é uma empresa 100% brasileira, acumula conquistas e uma posição de referência.
Não à toa, a Vivara hoje é a maior rede de joalherias do Brasil, além de liderar o mercado da América Latina, inclusive. Então, fica evidente o porquê de tanta gente acreditar que a Vivara é franquia.
1. Então não tem franquia da Vivara?
Não, veja o que diz uma publicação do grupo na página de Serviços aos Investidores: “O atual modelo de negócios da Vivara não considera a abertura de lojas através de franquias, e todas as lojas são próprias da Companhia”.
Mesmo assim, é comum se deparar com páginas, inclusive de franquias, dizendo que dá para investir na marca. Contudo, é impossível porque o grupo segue uma gestão interna que direciona capital próprio na expansão da rede.
Convenhamos, é improvável não assumir que a Vivara seja franquia ao descobrir que o grupo tem mais de 435 lojas ativas. Estou falando de uma atuação que se estende por todas as regiões do país, atendendo mais de 4.800 municípios.
Apesar disso, a Vivara não opera no segmento do franchising e, pelo visto, esse não é um objetivo da companhia. Ao menos não é o que a operação atual aparenta.
Isso porque, além do atendimento físico nos pontos de venda, a companhia ainda viabiliza uma plataforma online de referência.
2. Quem é dono da Vivara? Qual a história da marca de sucesso?
O fundador da Vivara é o empresário Nelson Kaufman, que ainda hoje está à frente da companhia. A propósito, Kaufman é o maior acionista do grupo e retomou as rédeas do negócio em 2024, após uma sucessão de CEOs, como o filho, Marcio Kaufman.
A Vivara foi fundada em 1962, por Kaufman, que já tinha certa experiência no ramo. Isso porque ele já tinha trabalhado numa oficina de joias na cidade de São Paulo. Então, a criação da marca própria, inspirada na sua descendência romena, o levou ao topo.
Vale ressaltar que, segundo Nelson Kaufman, seu maior objetivo é expandir globalmente a marca Vivara. Tudo feito de maneira orgânica, verticalizada e com recursos próprios.
Errado ele não está, pois assim o controle gerencial não se dilui com o franqueamento, e garante maior poder de decisão sobre as próximas estratégias.
3. Veja se existe Vivara fora do Brasil
E por falar em expansão internacional, a Vivara já deu os primeiros passos nessa direção. Em novembro de 2024, eles anunciaram a primeira loja fora do Brasil, como uma espécie de experimento para compreender sua receptividade.
Nesse cenário, a Vivara inaugurou uma loja na Cidade do Panamá, capital do país localizado na América Central. Até o momento, parece que o plano está saindo como o planejado, pois a unidade no Panamá apresenta bons resultados.
Para que isso fosse possível, o grupo desenvolveu alguns pilares vitais ao longo dos anos, como:
- Varejo: pontos de venda com gestão própria e governança da força de vendas com foco na intensidade de treinamento.
- Indústria: modelo de produção vertical, onde o grupo apresenta cerca de 80% de internalização produtiva, com área fabril de 10.000 m².
4. Qual a diferença da Vivara para Life?

As principais diferenças que os clientes encontram na Life Vivara estão na proposta de joias voltadas para um público mais jovem. Por isso, a acessibilidade aos produtos é maior, impulsionando um segmento que a empresa pouco explorava.
Então, para quem se pergunta o que é a Life Vivara, é uma linha de joias lançada em 2011 com o propósito de expandir os públicos atendidos pela empresa. Não é por menos que hoje a linha atende os públicos feminino, masculino e até moda pet.
No entanto, é importante destacar que a Life Vivara também não é franquia e toda sua operação está diretamente ligada à matriz.
Entendeu por que muita gente acredita que a Vivara é franquia?
Muitos se decepcionam ao descobrirem a verdade sobre a Vivara, pois já tinham até planos de crescimento. Contudo, o franchising de joias vai além da Vivara, pois engloba empresas como a Gazin Semijoias e outras marcas com foco em bijuterias.
Portanto, você ainda pode seguir diferentes caminhos e chegar ao mesmo objetivo, que é montar um negócio só seu.
Espero que o conteúdo seja útil para você nesse momento, compartilhe com aquele amigo que ainda insiste que a Vivara é franquia e até mais!