Vivara é franquia? Veja se é possível revender essa marca

Publicado por Lidia Massari em 25 de fevereiro de 2025

As joias Vivara são sonho de consumo dos apaixonados por peças exclusivas, já para quem sonha empreender com a marca, a principal barreira é saber se a Vivara é franquia, mas saiba de antemão que a Vivara não opera como franqueadora.

Há mais de 60 anos a Vivara molda o imaginário das pessoas e remodela sua preferência quanto a joias diferenciadas. Neste conteúdo você descobrirá tudo que cerca uma das principais empresas no segmento de joalherias do Brasil. Acompanhe a leitura!

Índice de conteúdo

  1. Descubra se a Vivara é franquia como muita gente afirma
    1. Então não tem franquia da Vivara
    2. Quem é dono da Vivara? Qual a história da marca de sucesso
    3. Veja se existe Vivara fora do Brasil
    4. Qual a diferença da Vivara para Life
  2. Entendeu por que muita gente acredita que a Vivara é franquia

Descubra se a Vivara é franquia como muita gente afirma

Vivara é franquia

Falar em joias, relógios, acessórios e perfumes, não tem como, a Vivara se destaca ao fugir do padrão convencional. A empresa, que atua há 63 anos no mercado e é uma empresa 100% brasileira, acumula conquistas e uma posição de referência.

Não à toa, a Vivara hoje é a maior rede de joalherias do Brasil, além de liderar o mercado da América Latina, inclusive. Então, fica evidente o porquê de tanta gente acreditar que a Vivara é franquia.

1. Então não tem franquia da Vivara?

Não, veja o que diz uma publicação do grupo na página de Serviços aos Investidores: “O atual modelo de negócios da Vivara não considera a abertura de lojas através de franquias, e todas as lojas são próprias da Companhia”.

Mesmo assim, é comum se deparar com páginas, inclusive de franquias, dizendo que dá para investir na marca. Contudo, é impossível porque o grupo segue uma gestão interna que direciona capital próprio na expansão da rede.

Convenhamos, é improvável não assumir que a Vivara seja franquia ao descobrir que o grupo tem mais de 435 lojas ativas. Estou falando de uma atuação que se estende por todas as regiões do país, atendendo mais de 4.800 municípios.

Apesar disso, a Vivara não opera no segmento do franchising e, pelo visto, esse não é um objetivo da companhia. Ao menos não é o que a operação atual aparenta.

Isso porque, além do atendimento físico nos pontos de venda, a companhia ainda viabiliza uma plataforma online de referência.

2. Quem é dono da Vivara? Qual a história da marca de sucesso?

O fundador da Vivara é o empresário Nelson Kaufman, que ainda hoje está à frente da companhia. A propósito, Kaufman é o maior acionista do grupo e retomou as rédeas do negócio em 2024, após uma sucessão de CEOs, como o filho, Marcio Kaufman.

A Vivara foi fundada em 1962, por Kaufman, que já tinha certa experiência no ramo. Isso porque ele já tinha trabalhado numa oficina de joias na cidade de São Paulo. Então, a criação da marca própria, inspirada na sua descendência romena, o levou ao topo.

Vale ressaltar que, segundo Nelson Kaufman, seu maior objetivo é expandir globalmente a marca Vivara. Tudo feito de maneira orgânica, verticalizada e com recursos próprios.

Errado ele não está, pois assim o controle gerencial não se dilui com o franqueamento, e garante maior poder de decisão sobre as próximas estratégias.

3. Veja se existe Vivara fora do Brasil

E por falar em expansão internacional, a Vivara já deu os primeiros passos nessa direção. Em novembro de 2024, eles anunciaram a primeira loja fora do Brasil, como uma espécie de experimento para compreender sua receptividade.

Nesse cenário, a Vivara inaugurou uma loja na Cidade do Panamá, capital do país localizado na América Central. Até o momento, parece que o plano está saindo como o planejado, pois a unidade no Panamá apresenta bons resultados.

Para que isso fosse possível, o grupo desenvolveu alguns pilares vitais ao longo dos anos, como:

  1. Varejo: pontos de venda com gestão própria e governança da força de vendas com foco na intensidade de treinamento.
  2. Indústria: modelo de produção vertical, onde o grupo apresenta cerca de 80% de internalização produtiva, com área fabril de 10.000 m².

4. Qual a diferença da Vivara para Life?

Tem franquia da Vivara

As principais diferenças que os clientes encontram na Life Vivara estão na proposta de joias voltadas para um público mais jovem. Por isso, a acessibilidade aos produtos é maior, impulsionando um segmento que a empresa pouco explorava.

Então, para quem se pergunta o que é a Life Vivara, é uma linha de joias lançada em 2011 com o propósito de expandir os públicos atendidos pela empresa. Não é por menos que hoje a linha atende os públicos feminino, masculino e até moda pet.

No entanto, é importante destacar que a Life Vivara também não é franquia e toda sua operação está diretamente ligada à matriz.

Entendeu por que muita gente acredita que a Vivara é franquia?

Muitos se decepcionam ao descobrirem a verdade sobre a Vivara, pois já tinham até planos de crescimento. Contudo, o franchising de joias vai além da Vivara, pois engloba empresas como a Gazin Semijoias e outras marcas com foco em bijuterias.

Portanto, você ainda pode seguir diferentes caminhos e chegar ao mesmo objetivo, que é montar um negócio só seu.

Espero que o conteúdo seja útil para você nesse momento, compartilhe com aquele amigo que ainda insiste que a Vivara é franquia e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário