Como fazer garrafinha para vender?

Publicado por Lidia Massari em 2 de fevereiro de 2025

A venda de garrafinhas cresce bastante no período do verão por ser um produto refrescante e barato, mas também porque representa memória afetiva para muita gente, sendo uma oportunidade para você fazer uma boa renda extra.

Este conteúdo tem o intuito de mostrar para você como fazer garrafinha para vender é fácil e depende de poucos passos. Confira e tenha uma atividade lucrativa!

Índice de conteúdo

  1. O manual que você precisa sobre como fazer garrafinha para vender
    1. Ingredientes necessários para fazer garrafinha
    2. Como preparar a mistura das garrafinhas
    3. Como encher garrafinha com facilidade
    4. Explore os melhores sabores de garrafinha
    5. Como ganhar dinheiro com a venda de garrafinha
  2. A garrafinha e o seu potencial de venda no verão

O manual que você precisa sobre como fazer garrafinha para vender

Como fazer garrafinha para vender

Reprodução: Jardiy Albertina

A garrafinha tem vários nomes de acordo com a região, muita gente conhece como “Dudu”, principalmente no Nordeste. Já na região Centro-oeste, a garrafinha é conhecida por “Laranjinha”, mesmo que tenha os mais variados sabores.

Contudo, não confunda a garrafinha com dindin ou geladinho gourmet, pois falamos de uma garrafinha cheia de sabor de infância. Porém, o empreendedor está resgatando a tradição e ganhando dinheiro com isso.

1. Ingredientes necessários para fazer garrafinha

Os ingredientes do preparo das garrafinhas são muito parecidos com as receitas de sorvete. Isso porque você precisa de dois componentes indispensáveis, que são a emultina e o estabilizante em pó para gelados comestíveis, que é a famosa liga neutra.

Enquanto a emultina é o agente que dá sabor e cor ao líquido da garrafinha, a liga neutra deixa o preparo mais cremoso e na consistência certa. Além do mais, a liga neutra previne a formação de cristais de gelo e segura a temperatura por mais tempo.

Não se preocupe porque a liga neutra não tem sabor e nem interfere na cor final da garrafinha. Com isso em mente, anote aí uma receita completa de garrafinha com as medidas corretas:

Ingredientes para fazer garrafinha sabor uva

  • 1 litro de água mineral
  • 1 colher (sopa) bem cheia de liga neutra
  • 1 tampinha de emultina sabor uva (1 medida para cada litro de água)
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal

Algumas pessoas usam essências e corantes. Mas a emultina, que é barata por sinal, substitui esses dois ingredientes porque é uma mistura concentrada.

2. Como preparar a mistura das garrafinhas

A mistura da receita não guarda segredo nenhum, porém, há alguns pontos de atenção que fazem a diferença. Eu vejo que algumas pessoas colocam todos os ingredientes no liquidificador e processam tudo ao mesmo tempo.

Mas assim a formação de espuma é inevitável por causa da emultina, e isso pode tirar a cremosidade do produto. Então, para garantir aquela cremosidade que o cliente busca, siga estes passos:

  1. Coloque a água e a liga neutra no liquidificador.
  2. Misture bem até notar que o pó da liga neutra se misturou ao líquido.
  3. Em seguida, adicione a tampinha da emultina e misture novamente.
  4. Assim que o líquido ganhar cor uniforme, junte o açúcar.
  5. Agora é importante misturar bem para dissolver o açúcar.
  6. Pronto, a mistura para garrafinha está pronta para ser envasada.

Um erro comum que as pessoas cometem é levar a mistura ao fogo, mas não há necessidade alguma. Pelo contrário, a mistura precisa estar em temperatura ambiente antes de ir para o congelador.

3. Como encher garrafinha com facilidade

A etapa de encher as garrafinhas de plástico tende a ser a mais desafiadora, afinal, é preciso ter paciência. O mais comum é usar uma canequinha para despejar dentro das garrafinhas, mas eu não vejo praticidade ou facilidade nisso.

Uma alternativa barata e simples é comprar um funil longo de bico fino. Assim você despeja o líquido, evita desperdício e agiliza a produção. Por falar em garrafinha, você deve procurar por “embalagem plástica flexível garrafinha para Dudu”.

Atualmente, você pode encontrar em distribuidoras de produtos descartáveis e fornecedores de atacado.

Outra coisa, é fundamental selar bem a garrafinha depois de pronta, uma simples seladora dá conta do trabalho. No vídeo abaixo você pode conferir mais detalhes:

4. Explore os melhores sabores de garrafinha

Depois que o geladinho gourmet se tornou uma tendência nacional, os outros produtos da categoria evoluíram junto. Por exemplo, o sacolé que era um produto simples, hoje você encontra nos sabores Oreo e Ninho, ou seja, altamente gourmet.

No caso da garrafinha, você até pode explorar as combinações diferentes, mas no fim do dia, o que realmente vende são as garrafinhas tradicionais:

  • Morango
  • Baunilha
  • Blue Ice
  • Menta
  • Tutti-frutti
  • Uva
  • Coco queimado
  • Coco

Uma dica bacana é combinar mais de um sabor tradicional e avaliar a receptividade do cliente. A partir disso você consegue montar um cardápio exclusivo.

5. Como ganhar dinheiro com a venda de garrafinha

A garrafinha é um produto que se vende sozinho, é verdade, mas se você não tiver um produto único e uma oferta atrativa, você pode ter dificuldades para alcançar renda extra, essa é a dura verdade.

E como você venderá as garrafinhas localmente, já que é um produto gelado, invista em apresentação. Até mesmo a sua postura influencia no número de vendas. Aqui estão algumas dicas rápidas:

  • Não exagere no açúcar, deixe o sabor brilhar.
  • Estude a possibilidade de fazer garrafinha com suco de fruta natural.
  • Experimente e repita os preparos até chegar no melhor resultado.
  • Capriche na higiene e transpareça isso ao cliente.
  • Desenvolva uma abordagem amigável e atenciosa.
  • Procure fornecer para outros comércios da região.
  • Trabalhe perfis nas redes sociais e crie uma marca forte com presença.

A garrafinha e o seu potencial de venda no verão

De todas as coisas geladas para vender no calor que você pode fazer, as garrafinhas são uma das com maior custo-benefício e retorno. Primeiro porque é barato comprar os insumos e embalagens, e outra, o retorno é maior devido à margem elástica.

Então, só não aprende como fazer garrafinha para vender quem não quer ter uma renda extra mesmo. Agora você tem mais uma atividade que pode facilmente trazer um retorno bacana para planejar negócios maiores. Compartilhe as dicas e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário