5 Marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 3 de fevereiro de 2025

O tradicional pão francês deu lugar ao pão de forma por questões como custo-benefício, praticidade e versatilidade, onde as principais marcas de pão de forma já representam quase 37% de todo o consumo no país, e a projeção indica crescimento.

Todo mundo conhece nomes como Visconti e Bauducco, mas o ranking vai além e certamente pegará você de surpresa. Veja quais são os pães de forma mais vendidos!

Índice de conteúdo

  1. Lista com as 5 marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil
    1. Visconti
    2. Bauducco
    3. Wickbold
    4. Panco
    5. Pullman
  2. A indústria nacional de panificação e a relevância das marcas de pão de forma

Lista com as 5 marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil

Marcas de pão de forma

Antigamente, considerava-se o pão de forma um produto de valor agregado, feito para um público de maior poder aquisitivo. Porém, ele se popularizou, e hoje praticamente todos têm uma marca preferida, seja integral, tradicional ou especial.

O ranking a seguir oferece uma visão interessante de como a indústria da panificação investe cada vez mais alto no pão de forma.

1. Visconti

A Visconti foi fundada em 1962, quando a família Ferrua decidiu investir na fabricação de panettones. Com o nome de seu fundador, a Visconti teve êxito em oferecer um produto que já existia no mercado, mas que tinha autenticidade.

Durante 63 anos, a Visconti ampliou seu portfólio e foi comprada algumas vezes, como em 1995, quando o banco Goldman Sachs adquiriu a Arisco e posteriormente a Visconti em 1996.

Atualmente, a Visconti pertence à Bauducco, e mesmo assim consegue superá-la em termos de venda de pão de forma. No portfólio, a Visconti ainda oferece torradas, biscoitos, batata palha e, claro, a linha de panettones.

2. Bauducco

Consagrada marca e líder na venda de panettones, a Bauducco mudou bastante nos últimos anos, principalmente no direcionamento comercial. Isso porque a empresa enxergou o potencial da panificação segmentada de pão de forma.

Nesse contexto, a Bauducco aplicou sua experiência de 73 anos na criação de diferentes produtos em panificação além dos panettones, como:

  • Pães de fermentação natural (tradicional, integral e multigrãos).
  • Pães para hambúrguer e hot dog.
  • Torradas de fermentação natural.
  • Bisnaguinha de fermentação natural.
  • Linha de bolos, bolinhos e pão de mel.

3. Wickbold

Fruto do empreendedorismo do imigrante alemão, Henrique Wickbold, a marca Wickbold é um dos grandes nomes no segmento de pão de forma. Criada em 1938, em São Paulo, a empresa cumpriu um papel inestimável no desenvolvimento do setor.

Hoje a Wickbold ocupa a terceira posição dentre as marcas de pão de forma mais vendidas, e faz parte do Grupo Bimbo. Não à toa, a Wickbold tem um dos portfólios mais robusto dentre os concorrentes, com as seguintes linhas:

  • Estar Leve
  • 100% Nutrição
  • Pão de Forma (tradicional e integral)
  • Grão Sabor
  • Sem Glúten
  • Sem Casca
  • Lanches
  • 5 Zeros
  • Do Forno
  • Tá Pronto!
  • Panettone

4. Panco

Até hoje muita gente acha que a Panco foi vendida para a Nestlé, mas se esquecem de que falamos de uma empresa criada em 1952. Desde então, a Panco segue uma jornada de gestão privada sob o comando da mesma família.

A Panco, responsável por colocar pão na mesa do brasileiro há décadas, se especializou em produtos que o brasileiro consome diariamente, mas que vão além do pão de forma. Por isso, a Panco tem produtos em mais de 9 categorias.

Diferentemente de alguns concorrentes, a Panco investiu na diversificação dos pães, como: Pães Vida 100%, Pães Especiais, Pães de Receita Caseira e a Linha Artesanale.

Quais são as marcas de pão de forma

5. Pullman

Embora hoje você encontre os produtos Pullman em praticamente todo supermercado, a marca não é originalmente brasileira. Na realidade, a Pullman é uma marca mexicana que desde sempre fez parte do Grupo Bimbo, também mexicano.

O pão de forma surgiu no Brasil especificamente através da Pullman, que importou ao Brasil o formato de pão cortado em 1953. Com uma história de 72 anos no país, a Pullman modelou o segmento, bem como os produtos.

Como resultado, a empresa fabrica hoje mais de 19 tipos de pães, além de outras linhas que complementam a refeição mais importante do brasileiro. Veja outras marcas do Grupo Bimbo:

  • Plusvita
  • Ana Maria
  • Nutrella
  • Rap10
  • Crocantíssimo

A indústria nacional de panificação e a relevância das marcas de pão de forma

Um dos segmentos que mais se valorizou no Brasil, foi o da panificação. E isso inclui as franquias de padaria, padarias tradicionais, pequenas padarias e, claro, os rótulos industrializados que chegam mais baratos ao consumidor.

Falando especificamente do pão de forma, é um produto que ultrapassou o consumo até mesmo do pão francês, para você ter noção. Então, se você pretende montar um negócio de panificação, é fundamental começar com os produtos certos.

No geral, gostou de aprender mais sobre as marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil? Compartilhe as informações e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário