O tradicional pão francês deu lugar ao pão de forma por questões como custo-benefício, praticidade e versatilidade, onde as principais marcas de pão de forma já representam quase 37% de todo o consumo no país, e a projeção indica crescimento.
Todo mundo conhece nomes como Visconti e Bauducco, mas o ranking vai além e certamente pegará você de surpresa. Veja quais são os pães de forma mais vendidos!
Índice de conteúdo
- Lista com as 5 marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil
- A indústria nacional de panificação e a relevância das marcas de pão de forma
Lista com as 5 marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil
Antigamente, considerava-se o pão de forma um produto de valor agregado, feito para um público de maior poder aquisitivo. Porém, ele se popularizou, e hoje praticamente todos têm uma marca preferida, seja integral, tradicional ou especial.
O ranking a seguir oferece uma visão interessante de como a indústria da panificação investe cada vez mais alto no pão de forma.
1. Visconti
A Visconti foi fundada em 1962, quando a família Ferrua decidiu investir na fabricação de panettones. Com o nome de seu fundador, a Visconti teve êxito em oferecer um produto que já existia no mercado, mas que tinha autenticidade.
Durante 63 anos, a Visconti ampliou seu portfólio e foi comprada algumas vezes, como em 1995, quando o banco Goldman Sachs adquiriu a Arisco e posteriormente a Visconti em 1996.
Atualmente, a Visconti pertence à Bauducco, e mesmo assim consegue superá-la em termos de venda de pão de forma. No portfólio, a Visconti ainda oferece torradas, biscoitos, batata palha e, claro, a linha de panettones.
2. Bauducco
Consagrada marca e líder na venda de panettones, a Bauducco mudou bastante nos últimos anos, principalmente no direcionamento comercial. Isso porque a empresa enxergou o potencial da panificação segmentada de pão de forma.
Nesse contexto, a Bauducco aplicou sua experiência de 73 anos na criação de diferentes produtos em panificação além dos panettones, como:
- Pães de fermentação natural (tradicional, integral e multigrãos).
- Pães para hambúrguer e hot dog.
- Torradas de fermentação natural.
- Bisnaguinha de fermentação natural.
- Linha de bolos, bolinhos e pão de mel.
3. Wickbold
Fruto do empreendedorismo do imigrante alemão, Henrique Wickbold, a marca Wickbold é um dos grandes nomes no segmento de pão de forma. Criada em 1938, em São Paulo, a empresa cumpriu um papel inestimável no desenvolvimento do setor.
Hoje a Wickbold ocupa a terceira posição dentre as marcas de pão de forma mais vendidas, e faz parte do Grupo Bimbo. Não à toa, a Wickbold tem um dos portfólios mais robusto dentre os concorrentes, com as seguintes linhas:
- Estar Leve
- 100% Nutrição
- Pão de Forma (tradicional e integral)
- Grão Sabor
- Sem Glúten
- Sem Casca
- Lanches
- 5 Zeros
- Do Forno
- Tá Pronto!
- Panettone
4. Panco
Até hoje muita gente acha que a Panco foi vendida para a Nestlé, mas se esquecem de que falamos de uma empresa criada em 1952. Desde então, a Panco segue uma jornada de gestão privada sob o comando da mesma família.
A Panco, responsável por colocar pão na mesa do brasileiro há décadas, se especializou em produtos que o brasileiro consome diariamente, mas que vão além do pão de forma. Por isso, a Panco tem produtos em mais de 9 categorias.
Diferentemente de alguns concorrentes, a Panco investiu na diversificação dos pães, como: Pães Vida 100%, Pães Especiais, Pães de Receita Caseira e a Linha Artesanale.
5. Pullman
Embora hoje você encontre os produtos Pullman em praticamente todo supermercado, a marca não é originalmente brasileira. Na realidade, a Pullman é uma marca mexicana que desde sempre fez parte do Grupo Bimbo, também mexicano.
O pão de forma surgiu no Brasil especificamente através da Pullman, que importou ao Brasil o formato de pão cortado em 1953. Com uma história de 72 anos no país, a Pullman modelou o segmento, bem como os produtos.
Como resultado, a empresa fabrica hoje mais de 19 tipos de pães, além de outras linhas que complementam a refeição mais importante do brasileiro. Veja outras marcas do Grupo Bimbo:
- Plusvita
- Ana Maria
- Nutrella
- Rap10
- Crocantíssimo
A indústria nacional de panificação e a relevância das marcas de pão de forma
Um dos segmentos que mais se valorizou no Brasil, foi o da panificação. E isso inclui as franquias de padaria, padarias tradicionais, pequenas padarias e, claro, os rótulos industrializados que chegam mais baratos ao consumidor.
Falando especificamente do pão de forma, é um produto que ultrapassou o consumo até mesmo do pão francês, para você ter noção. Então, se você pretende montar um negócio de panificação, é fundamental começar com os produtos certos.
No geral, gostou de aprender mais sobre as marcas de pão de forma mais vendidas no Brasil? Compartilhe as informações e até mais!