Aprender conceitos sobre como fazer kit digital para vender é uma boa alternativa para quem sonha em empreender no universo digital, mas embora pareça simples, é uma atividade que requer empenho e estudo minucioso do mercado atual.
Então, se você sempre quis ganhar dinheiro pela internet, este conteúdo mostra como criar um produto digital para vender. Acompanhe a leitura!
Índice de conteúdo
- Como fazer kit digital para vender em 4 etapas indispensáveis
- Como fazer kit digital para vender com resultado depende de planejamento robusto
Como fazer kit digital para vender em 4 etapas indispensáveis

A internet não veio apenas para facilitar a comunicação e o acesso rápido à informação. Isso porque a internet se tornou o principal meio comercial da atualidade, oferecendo infinitas oportunidades para empreender.
Caso você não saiba o que é kit digital, é um conjunto de arquivos e mídias digitais viabilizados através de acesso online direto ou por meio de download. Nesse contexto, um kit pode conter distintas ferramentas e recursos, como:
- Material gráfico para papelaria e produtos personalizados.
- E-books e infográficos.
- Planilhas com formatação específica.
- Templates prontos para utilização (Excel, PowerPoint e Canva).
- Vídeos e áudios com finalidades variadas (meditação, tutoriais e aulas).
- Ferramentas digitais e softwares sob medida.
- Guias completos com passo a passo.
Se até aqui você não entendeu nada do que estou falando, não se preocupe, pois a seguir está o seu guia sobre como fazer kit digital para vender!
1. Pesquise o mercado para a definição do tema do kit digital
A pesquisa de mercado para montar kit digital pode ajudar você com um direcionamento mais transparente. Quer dizer que se não fizer pesquisa, dá errado? Não necessariamente, mas você pode encontrar mais resistência para gerar resultados.
E com isso eu me refiro ao tempo de amadurecimento do novo negócio, que consiste em atingir o público certo, com o produto ideal e no momento perfeito. Sendo assim, a pesquisa simplifica a definição do tema e dos arquivos do kit digital:
O que considerar na estrutura do kit digital?
- Autoconhecimento: entenda o que você domina e quais demandas consegue atender com profissionalismo, agilidade e qualidade.
- Pesquisa: identifique o público-alvo que se alinhe às diretrizes do escopo do trabalho, especialmente necessidades e dores.
- Temas: analise temas educacionais, materiais para marketing, ferramentas digitais e kits para ganho de produtividade.
- Montagem do conteúdo: dentro dos tópicos anteriores, avalie quais tipos de arquivos se encaixam melhor, como planilhas, templates, vídeos e e-books.
Olha que exemplo interessante: focar em pequenos influenciadores, por exemplo, cria uma ponte direta para atender às necessidades de quem depende de recursos digitais assertivos para gerar resultados, entende?
2. Desenvolvimento dos arquivos digitais
Uma vez que você estabelece a estrutura do kit inicial, é hora de partir para o “serviço braçal”. A criação dos kits é algo complexo de colocar em palavras, já que pode variar consideravelmente conforme o tipo dos arquivos.
Por exemplo, se você vai produzir kits com vídeos e áudios, então as ferramentas necessárias são específicas para esse tratamento. Isso também vale na manipulação de imagens, com editores como Adobe Photoshop e Lightroom ou Canva.
Nesse cenário, eu separei as principais ferramentas por categoria de arquivo digital, veja:
- Vídeos: Final Cut Pro, Adobe Premiere Pro, DaVinci Resolve, VEGAS Pro e CapCut.
- Áudios: Movavi Editor, Audacity, Power Sound Editor e Acoustica 7.
- Infográficos e e-books: Canva, Piktochart, Easel.ly, Google Charts e Visco.Me.
- Templates: GIMP, Figma, Scribus, Canva, Visme, Design Wizard, Snappa e VistaCreate.
- Planilhas: Google Sheets, Ragic Builder, Excel e Airtable.
Vale ressaltar que muitas ferramentas podem ser gratuitas, mas o problema é que limitam funcionalidades e recursos. Então, a alternativa é analisar estrategicamente aquelas indispensáveis para seu produto, a fim de ter qualidade e produtividade.
A partir deste “caminho das pedras” sobre as ferramentas, você pode especular melhor sobre sua aplicabilidade. Ainda mais quando definir 100% de como pretende atuar, seja para aplicação em papelaria, festas ou produtos personalizados.
3. Dê atenção especial ao design e apresentação do kit digital
A maioria esmagadora de quem começa a vender kit inicial cai na armadilha da facilidade. E aqui me refiro à facilidade de pegar designs e elementos na internet para criar combinações e vender como se fosse um trabalho autoral, não faça isso.
Praticamente 100% das imagens, artes, ilustrações e elementos que você encontra na internet têm dono, ou seja, têm direitos autorais. Então, usar esse tipo de arquivo digital é ruim, pode complicar a sua vida e gerar até problemas judiciais.
A alternativa sensata é criar sua própria arte, desenvolver habilidades de desenho e design gráfico. Na hora de aprender como fazer kit digital para vender, muita gente me pergunta se é preciso saber desenhar. A resposta é sim, pelo menos o mínimo.
O que um kit digital precisa ter visualmente?
- O ponto mais importante é atender às necessidades do cliente.
- O kit digital precisa ter identidade visual própria.
- Capriche na atração visual, é o principal elemento do produto.
- Alie orientação e facilidade de uso, o cliente precisa extrair 100% do kit.
4. Como precificar um kit digital
Devo cobrar por pacote ou por peça digital? Como definir uma margem justa de precificação sendo que o custo de produção é complexo de definir? Colocar preço em um kit digital é uma tarefa e tanto, pois envolve diferentes elementos.
Existe a questão das assinaturas das ferramentas, as horas de trabalho empregadas na criação, aquisição de recursos extras, como banco de imagens e fontes, além da mão de obra.
Sem contar o preço que a concorrência pratica, elemento que influencia diretamente no negócio. Portanto, você tem que levar tudo isso em consideração para encontrar uma base segura e justa para precificar seus produtos.
O que eu posso adiantar, é que atualmente o pessoal trabalha mais por quantidade, principalmente em kits para papelaria. Aqui está um vídeo completinho que ajuda você a colocar tudo em prática:
Como fazer kit digital para vender com resultado depende de planejamento robusto
E para finalizar este guia sobre como fazer kit digital para vender, deixei duas sugestões que fazem diferença. Primeiro, crie um processo transparente de finalização e entrega do kit, que pode ser via download ou acesso online.
Com isso seu cliente terá mais segurança para finalizar a compra porque sabe que receberá o produto. Por fim, ofereça um suporte de excelência ao cliente, que solucione dúvidas de forma rápida e eficiente.
Agora você só não monta um negócio se não quiser, pois tem todo o conhecimento que precisa. Compartilhe e até mais!