Como fazer kit sopa para vender?

Publicado por Lidia Massari em 4 de fevereiro de 2025

Se você está querendo aprender como fazer kit sopa para vender, você está no caminho de um negócio lucrativo, pois o brasileiro está valorizando refeições mais saudáveis e ingredientes orgânicos, e a sopa pode se enquadrar perfeitamente nisso.

Fazer kit sopa parece ser um negócio bem simples, mas você deve ter em mente questões como higiene, qualidade e frescor dos produtos. Quer saber tudo? Confira!

Índice de conteúdo

  1. Como fazer kit sopa para vender em 5 dicas imperdíveis
    1. O que vai em um kit sopa
    2. Sugestão de kit sopa para iniciar as vendas
    3. Pode congelar kit sopa
    4. Cuidados na hora de manusear e preparar os alimentos
    5. Como vender kit sopa na prática
  2. Aprender como fazer kit sopa para vender com sucesso depende de qualidade

Como fazer kit sopa para vender em 5 dicas imperdíveis

Como fazer kit sopa para vender

Tenho que abrir o conteúdo dizendo que vender sopa é lucrativo, mas não é para todo mundo. O clima do país não é o mais favorável para basear sua renda apenas no preparo de sopas, pois o calor impera basicamente o ano todo, concorda?

Nesse contexto, o kit sopa é um produto ideal para vender durante o inverno. Ou seja, é fundamental trabalhar com diferentes produtos sazonais, do contrário, você pode desanimar rapidamente.

1. O que vai em um kit sopa?

Quando se fala em kit sopa, as pessoas ficam perdidas sem saber o que colocar no cardápio. Normalmente, o kit sopa é uma combinação nutritiva, saborosa e saudável de ingredientes pré-balanceados e embalados que simplifica a alimentação.

É por isso que muitos comércios trabalham em conjunto com nutricionistas para criar cardápios ideais e benéficos. A partir daí, você já começa a entender que se trata de um kit composto por:

  1. Ingredientes secos: mix de temperos, legumes, vegetais e especiarias.
  2. Caldo ou molho: pacotinhos com caldo ou molho caseiro para complementar os sabores da sopa, como caldo de frango ou legumes.
  3. Proteínas: frango e peixe são proteínas tradicionais, pois simplificam a preparação e reduzem riscos de armazenamento.
  4. Embalagem: geralmente utiliza-se saquinhos ou potes herméticos para garantir máximo frescor e vedação.

2. Sugestão de kit sopa para iniciar as vendas

Agora que você já compreende melhor o que é kit sopa, nada melhor do que ver na prática. Para isso eu separei duas sugestões de kits para quem está começando, mas sinta-se livre para fazer alterações:

Sopa de feijão carioquinha com vegetais

  1. Proteína: ½ xícara (chá) de feijão carioca (cozido levemente al dente).
  2. Carboidrato: ½ xícara (chá) de arroz integral (cozido al dente).
  3. Fibras: combine cenoura, espinafre, abobrinha e acelga.
  4. Gordura saudável: azeite ou banha de porco (no preparo).
  5. Micronutrientes adicionais: cebola, alho, pimentão e folha de louro.
  6. Temperos: alecrim, tomilho, pimenta-do-reino e salsa.
  7. Caldo caseiro: média de 1lt de caldo de legumes ou de frango.

Sopa de feijão preto com batata doce e grão de bico

  1. Proteína: ½ xícara (chá) de feijão preto (cozido levemente al dente).
  2. Carboidrato: ½ xícara (chá) de batata doce cozida em cubos.
  3. Fibras: cenoura e 1 xícara (chá) de grão-de-bico.
  4. Gordura saudável: azeite de oliva extravirgem (no preparo).
  5. Micronutrientes adicionais: cebola, alho, tomate e repolho verde.
  6. Temperos: colorau, chimichurri, páprica defumada e toque de açafrão.
  7. Caldo caseiro: 1lt de caldo de frango com curry.

Em ambas as sugestões, você deve pré-cozinhar ingredientes de maior dureza, como feijão, batata, batata doce, as carnes, como um músculo ao molho, caso queira complementar.

Já os componentes vegetais e legumes podem ser picados em cubo cru. Dessa forma, o cliente finaliza tudo junto do caldo que você também envia, afinal, esses ingredientes têm cocção rápida.

3. Pode congelar kit sopa?

Sim, você não só pode como deve congelar todos os ingredientes, mesmo que venda no dia seguinte. Quando você congela os componentes da sopa, você consegue preservar quase 100% de sabor, textura e propriedades naturais.

Nesse caso, procure agrupar legumes e vegetais em embalagens separadas, faça o mesmo com as proteínas. Aliás, no caso das proteínas é vital pré-cozinhar antes do congelamento, assim como o feijão.

Já o caldo é mais simples, após preparar, aguarde esfriar e fracione de acordo com a porção comercializada. Eu já vi pessoas mandarem temperos e especiarias à parte, mas eu prefiro agregar às preparações.

Portanto, o ideal é separar por grupos alimentares e de acordo com seu cardápio, veja algumas dicas para simplificar:

  • Pese todas as porções para padronizar seu produto.
  • Coloque etiqueta em todas as porções congeladas.
  • Inclua data, ingrediente, lote e tipo de sopa.
  • Evite congelar grandes quantidades sempre que possível.
  • Organização ajuda você a ter visão sistematizada dos alimentos.
  • Finalize a montagem dos kits na hora de enviar ou vender.
  • Trabalhe com instrução e orientação da finalização das sopas.

4. Cuidados na hora de manusear e preparar os alimentos

Costumo falar que vender comida é uma das atividades mais sensíveis que existe no comércio em geral. Afinal, você está manuseando um alimento que alguém vai comer depois, que envolve pré-cozimento, congelamento e finalização.

Então, trabalhe com o máximo de higiene, utilize luvas, panelas limpas, facas e utensílios esterilizados, além de embalagens próprias. Higienize também o freezer ou o refrigerador de armazenamento para que não tenha cheiro ou contaminação cruzada.

Utilize ingredientes frescos, faça uma limpeza em folhas e legumes, limpe os vegetais de camada. Na hora de preparar as carnes, tenha atenção ao ponto da proteína, cuide das partes gordurosas e pense como se estivesse fazendo para você.

5. Como vender kit sopa na prática

Para vender seu kit sopa, hoje você tem uma infinidade de canais de venda, a começar pela venda em casa. Divulgue seu negócio, destaque os pontos positivos e as vantagens de consumir os kits.

Caso você pense em montar delivery, invista em embalagens seguras que ofereçam proteção ao produto. Não menos importante, contrate os serviços de um entregador profissional, pois isso reflete na imagem da marca.

Por fim, desenvolva uma estrutura digital para divulgar a marca, mostrar os bastidores e como você se dedica à preparação dos kits. Tudo que vier para agregar valor ao negócio é bem-vindo, pois fortalece a confiança no seu negócio.

Aprender como fazer kit sopa para vender com sucesso depende de qualidade

Investir em um negócio de alimentação saudável é uma das promessas para o futuro do segmento alimentício. Por mais que a economia se fragilize, as pessoas ainda precisam se alimentar, cada vez mais fora de casa devido à falta de tempo.

Então, quem aprende como fazer kit sopa para vender, monta um negócio com potencial real de lucro, pois a concorrência é baixa. Agora você tem tudo que precisa para dar o próximo passo, está esperando o quê? Compartilhe as dicas e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário