Uma receita tradicionalmente italiana, um sabor único e grande potencial de vendas, quem aprende como vender antepastos tem um produto que independe de sazonalidade, mas que demanda um preparo minucioso e boas estratégias comerciais.
O antepasto é aquele tipo de produto ideal para você começar a fazer e a ganhar dinheiro, pois as receitas são simples e o sabor fenomenal. Acompanhe um guia feito para ajudar você a empreender com sucesso!
Índice de conteúdo
- Saiba como vender antepastos pode ser um excelente negócio
- Quem aprende como vender antepastos monta um negócio atemporal
Saiba como vender antepastos pode ser um excelente negócio

Uma coisa é certa, muitos já pensaram em montar uma cantina italiana, pois a culinária italiana se funde à brasileira. Todo brasileiro adora uma boa massa e uma pizza bem recheada. Porém, quem brilha na mesa das refeições são os antepastos.
Do italiano “antipasti”, o antepasto consiste em pequenas entradinhas servidas antes mesmo da refeição principal.
Na Itália, os antipastis fazem parte da alimentação de todos, já no Brasil, suas versões deliciosas representam um produto gourmet muito valorizado. Saiba como vender antepastos de forma lucrativa!
1. Desenvolva uma receita de antepasto exclusiva
O ponto de partida para um comércio de antepasto com potencial de crescimento é a escolha da receita. Grandes empórios têm várias combinações no portfólio, mas todo pequeno empreendedor deve começar com uma boa receita.
Para isso, é interessante fazer um levantamento do mercado regional, destacando os produtos comercializados, preferência dos consumidores e procura por receitas específicas. A partir disso, você consegue elaborar os sabores que mais vendem.
Sugestão de antepasto campeão de vendas
- 3 berinjelas grandes
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- Cheiro-verde picado a gosto
- Sal e pimentas a gosto
- Vinagre e azeite a gosto
- Mix de especiarias e ervas agrega sabor e aroma
O mais importante é saber dosar ingredientes como vinagre e azeite, para trazer equilíbrio de acidez na medida. Caso você nunca tenha feito antepasto na vida, aqui está um vídeo com técnicas incríveis para diferenciar seu produto:
2. Quais são os tipos de antepasto? Invista na diferenciação dos produtos
Sempre que se fala em antepasto, a primeira receita que vem à cabeça é justamente a versão de berinjela. Isso porque é uma das receitas mais consumidas e é passada entre as gerações.
No entanto, o leque de antepastos é bem amplo, ou seja, você tem muito sabor a explorar:
Principais tipos de antepasto
- Antepasto vegetal: caponata de berinjela, cogumelos marinados, pimentão assado, abobrinha, tomates assados, entre outros.
- Antepasto à base de proteína: versão feita com sardinha marinada, atum e até com carpaccio.
- Versão à base de oleaginosa: receitas com castanhas, amêndoas, nozes e ingredientes complementares.
- Pastas e cremes: creme de alcachofra, húmus, patês de azeitona e tomate, precisam de textura cremosa.
- Antepasto de frutas: inclua compotas de figo, compotas de abacaxi e chutneys, que são versões gourmet de alta demanda.
Antes de incluir qualquer opção no cardápio de antepasto, procure entender o gosto do seu público-alvo. Isso ajuda bastante no direcionamento das estratégias e ações de venda.
DICA ESPECIAL: invista no design dos rótulos e na fabricação de embalagens feitas sob medida. A personalização é uma questão sensível na venda de antepasto. Aliás, você pode ter como base os produtos importados nos supermercados e empórios!
3. Trabalhe apenas com ingredientes da mais alta qualidade
Parece óbvio falar isso, mas o frescor e a procedência dos ingredientes deve se tornar a marca registrada do negócio. Ainda que o produto seja uma espécie de conserva, quanto maior o frescor dos alimentos, mais sabores você desenvolve.
Ao invés de partir para grandes centros e feiras, faça uma pesquisa com os produtores locais. Talvez você não consiga as mesmas condições de pagamento, mas posso assegurar que a qualidade agrega valor e a sua precificação se eleva.
Você consegue conceber como um produto recém-colhido pode transformar o sabor do seu antepasto? Ou como um simples tomate orgânico livre de substâncias é capaz de enriquecer o caldo da conserva?
Portanto, estabelecer uma rede logística de fornecimento é determinante nos primeiros meses, leve isso muito a sério!
4. Portfólio 100% natural atrai mais clientes
Estudos recentes apontam que o consumo de produtos orgânicos e naturais cresceu mais de 30%, segundo pesquisa feita por instituições do Rio Grande do Sul e Paraná, com divulgação no portal da Agência Brasil.
É comum associar esse tipo de produto ao consumo in natura, isto é, fresco. Entretanto, os alimentos naturais se estendem a praticamente todo produto alimentício, como compotas, conservas e claro, antepastos.
Nesse sentido, quando o consumidor se depara com um rótulo que indica a presença de ingredientes de procedência, acredite, ele compra. Portanto, desenvolva um portfólio com produção 100% artesanal e a partir de componentes naturais.
5. A legalização abre portas para a expansão da marca
A legislação muda de estado para estado e certamente você sabe disso. Porém, a produção artesanal exige certos critérios específicos que você só consegue descobrir através da prefeitura da cidade. Embora as exigências possam mudar, aqui está uma lista de obrigações que você possivelmente precisará cumprir:
- Registro como empresa ou MEI.
- Alvará de Funcionamento (prefeitura).
- Alvará de Vigilância Sanitária (conforme o município).
- Rotulagem e registro do produto junto à Anvisa.
- Apesar de opcional, o Selo ARTE impulsiona a procura pelos produtos.
- Adeque a sua estrutura às normas legais para garantir conformidade.
Quem aprende como vender antepastos monta um negócio atemporal
Enquanto fazia minha pesquisa para trazer a você dicas pontuais sobre como vender antepasto, me deparei com uma história inspiradora. A história trazia um casal mineiro que começou a fazer antepasto e geleia artesanal por hobby em casa.
O casal se divertia, mas os amigos e parentes passaram e encomendar de forma despretensiosa. A partir daí eles alavancaram o negócio, passando da produção caseira para uma estrutura maior e mais eficiente.
Atualmente, eles vendem para o Brasil inteiro, mas uma coisa que eles fizeram questão de manter foi a produção artesanal.
Isso é para mostrar como é possível sonhar e realizar, basta ter planejamento e força de vontade para fazer bem-feito todos os dias. Compartilhe as dicas e até a próxima!