5 Marcas de pão de queijo famosas no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 5 de fevereiro de 2025

Com tantas marcas de pão de queijo no mercado, é evidente que o pão de queijo deixou de ser uma paixão apenas dos mineiros, pois os produtos se difundem por todos os cantos do Brasil, inclusive na exportação para vários países.

No conteúdo de hoje, trago uma lista com os pães de queijo mais conhecidos pelos consumidores e que todo bom mineiro aprova. Confira, está muito interessante!

Índice de conteúdo

  1. Veja 5 marcas de pão de queijo que são famosas no Brasil
    1. Forno de Minas
    2. Massa Leve
    3. Pif Paf
    4. Tirolez
    5. Diviníssimo
  2. As marcas de pão de queijo que vão além das fronteiras mineiras

Veja 5 marcas de pão de queijo que são famosas no Brasil

Marcas de pão de queijo

Um produto de origem desconhecida, assumidamente mineiro, que carrega sabores que todos amam na hora de tomar um bom café, mas que se tornou referência na alimentação fora de casa, em especial nas versões recheadas, este é o pão de queijo.

Atualmente, existem milhares de produtos que dizem oferecer a receita tradicionalmente mineira, mas o ranking a seguir leva em consideração a fama da empresa. Descubra quais marcas de pão de queijo você está deixando de aproveitar!

1. Forno de Minas

A Forno de Minas é a marca mais famosa de pão de queijo e não resta dúvida sobre isso. Fundada em 1990 na capital mineira, Belo Horizonte, a Sra. Maria Dalva Couto Mendonça e seus filhos, davam os primeiros passos da empresa.

Com produtos de essência caseira e toque da culinária mineira, a Forno de Minas conquistou até quem não se engraçava com pão de queijo. Hoje a empresa é responsável por produzir seus queijos, garantindo alto nível de qualidade.

Com 35 anos de história, a Forno de Minas tem uma ampla linha de produtos que trazem 9 rótulos diferentes de pão de queijo, além de folhado, waffle, batata e especialidades, como chipa e broinha de milho.

2. Massa Leve

Considerada a líder em vendas de massa de pastel, a trajetória da Massa Leve começou em 1980. Já em 2008, conquistou a liderança no segmento de massa fresca, mas foi em 2010 que a Massa Leve começou a moldar seu futuro.

Isso porque a indústria entrou de vez no mercado de pão de queijo, onde chamou a atenção com receitas autênticas e muito sabor. Como resultado, foi vendida para o Grupo JBS em 2014, evento que transformou seu alcance comercial.

Hoje em dia a Massa Leve está presente nos principais segmentos de produtos frescos e pratos prontos.

3. Pif Paf

A Pif Paf faz parte da mesa de muitos brasileiros, mas poucos sabem que a indústria de alimentos surgiu de um abatedouro, você sabia? O responsável pela sua origem foi o Sr. Avelino Costa, um português que se naturalizou brasileiro.

Em 1968, o empresário comprou um abatedouro no Rio de Janeiro, e a partir disso evoluiu para uma das maiores empresas alimentícias do Brasil. Só por curiosidade, a Pif Paf foi a primeira indústria brasileira a vender carne ao Oriente Médio, em 1975.

No segmento de pão de queijo, a empresa estreou em 2005, justamente através de uma indústria localizada na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, de onde saem os rótulos:

  • Pão de queijo Pif Paf tipo lanche.
  • Pão de queijo Pif Paf tipo coquetel.
  • Pão de queijo Pif Paf tradicional.

4. Tirolez

A união improvável de dois jovens irmãos engenheiros resultou numa das grandes indústrias de laticínios do país. Estou falando da Tirolez, criada em 1980 pelos irmãos Cícero e Carlos Hegg, no município de Tiros, interior de Minas Gerais.

Localizada numa das mais importantes bacias leiteiras do país, não demorou muito para os irmãos expandirem a operação. Vale ressaltar que a Tirolez nasceu da aquisição do Laticínio Franco, uma empresa que produzia o famoso queijo Mineirão.

Através de um começo modesto com a fabricação de manteiga e queijo prato, a Mineirão, como era chamada até então, transformou sua relevância quando trocou de nome. Então, passou a se chamar Tirolez e finalmente engrenou seu crescimento.

  • A Tirolez conta com 5 unidades fabris em Tiros (MG), Arapuá (MG), Lins (SP), Monte Aprazível (SP) e Caxambu do Sul (SC).
  • Seu portfólio conta com mais de 30 tipos de produtos lácteos.
  • Sua linha de pão de queijo traz as versões Tradicional, Recheado com Requeijão e 3 Queijos.
Qual o pão de queijo mais vendido do Brasil

5. Diviníssimo

Como você deve imaginar, a Diviníssimo é uma empresa que se orgulha de fazer parte da história da cidade de Divinópolis (MG). Fundada em 1997, sempre prezou por receitas de qualidade que carregassem a essência mineira de fazer pão de queijo.

A Diviníssimo pode não ser a mais famosa dentre as marcas de pão de queijo, mas isso é apenas uma questão de tempo. Isso porque a empresa reformulou suas receitas e adicionou mais queijo de alta qualidade, diga-se de passagem.

Como resultado, seu portfólio não é conhecido apenas pela qualidade, mas também pela variedade de produtos, como:

  • Pão de queijo tradicional.
  • Pão de queijo aberto pizza.
  • Pão de queijo aberto creme de alho.
  • Pão de queijo aberto requeijão.
  • Pão de queijo palito 3 queijos.
  • Pão de queijo recheado com frango.
  • Pão de queijo hora do forno.

As marcas de pão de queijo que vão além das fronteiras mineiras

Antigamente o pão de queijo era um produto regional, atrelado à Minas Gerais. No entanto, essa iguaria deliciosamente repleta com os melhores queijos brasileiros, hoje representa um negócio lucrativo, vide as franquias de pão de queijo.

Portanto, espero que este conteúdo tenha sido útil ao apresentar a você um panorama atual do mercado nacional. Está pensando em investir no segmento? Então é vital monitorar as principais marcas de pão de queijo para entender as tendências, até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário