Todos que vendem e revendem algum tipo de produto estão em busca do mesmo resultado, que é alcançar a maior lucratividade possível, mas recentemente o que chama atenção são os produtos com 500% de lucro, você conhece algum?
Neste conteúdo eu pretendo mostrar a realidade deste tipo de oferta, e se é algo que vale a pena focar no seu dia a dia. Confira e tenha mais expertise comercial!
Índice de conteúdo
- É verdade que existem produtos com 500% de lucro
- Produtos com 500% de lucro não representam a realidade do comércio nacional
É verdade que existem produtos com 500% de lucro?
A resposta geral é que você pode conseguir vender um produto e ter uma margem de lucro de 500%. É o padrão no mercado brasileiro e todos conseguem chegar ao resultado? De jeito nenhum, eu diria que é mais uma exceção à regra.
Como você sabe, o custo operacional é muito alto no país e impacta diretamente no preço de aquisição, pois há toda a carga tributária. Então, o vendedor acaba com uma margem apertada, ainda mais no modelo de revenda.
Por meio de vídeos de revendedores e empreendedores no YouTube que se desafiam diariamente, eu cheguei à seguinte conclusão: você precisaria da combinação de fatores e estratégias comerciais para chegar neste resultado.
1. Combinação de fatores e estratégias para chegar a 500% de lucro
Se você viu a marca de 500% de lucro e pensou automaticamente na revenda de roupas, você não compreendeu bem.
Posso afirmar que certos produtos, como roupas, produtos alimentícios, equipamentos industriais, itens de luxo e eletrônicos de alta tecnologia, nunca viabilizam uma margem de 500% de lucro, nem próximo disso.
A seguir eu pontuo uma lista de fatores que devem convergir a seu favor para você sonhar em lucrar alto:
- Seleção do produto: é necessário identificar produtos de custo baixo, qualidade aceitável e de valor percebido pelo cliente final.
- Aquisição e fornecimento: investir na aquisição de altos volumes de produtos, fator que faz o preço baixar consideravelmente.
- Marketing e força da marca: sua marca precisa estar consolidada e ter força entre concorrentes, tudo com ações estratégicas de marketing.
- Estratégia de precificação: entender de precificação é crucial para manipular os preços a favor do negócio.
- Eficiência logística e operacional: aperfeiçoar processos logísticos e operacionais reduz seu custo e torna a margem mais flexível.
Agora você me responde: é simples trazer tudo isso para uma mesma realidade, sendo que a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo? Fica bem claro que não, ou seja, é melhor manter o pé na realidade e buscar realidades tangíveis.
Se eu tivesse que apostar em produtos que me levam perto da marca quase surreal de 500% de lucro, seriam:
- Produtos em moda e acessórios.
- Produtos artesanais de apelo cultural.
- Itens de importação de nichos específicos.
- Produtos de beleza e cosméticos.
- Itens de moda rápida e bijuterias de valor agregado.
- Eletrônicos de primeira necessidade.
2. O dropshipping é o modelo comercial mais lucrativo?
A internet está “pesada” de tanto anúncio de que o Dropshipping é milagroso e que todos podem se tornar milionários. De fato, é um modelo comercial vantajoso, mas poucas pessoas têm conhecimento para se destacar e chegar ao sucesso.
Claro, quem vende aquele cursinho que promete o primeiro milhão em poucos meses não comenta nada sobre isso. Falo disso porque muitos influenciadores ganharam notoriedade por divulgarem ganhos absurdos, inclusive de produtos com 500% de lucro.
No entanto, o Dropshipping, que é a venda de produtos sem estoque, não traz margens nem próximas disso. Pelo contrário, quem ganha dinheiro com isso é porque tem uma operação estratégica e, mesmo assim, lucra entre 30% e 50% em média.
3. Como vender produtos com máxima margem de lucro
Voltando à realidade, eu separei dois pontos indispensáveis para quem almeja investir em alguma revenda. E mais, empreendedores que compreendem a importância de ter uma marca própria podem se beneficiar dos tópicos a seguir:
Compra direta com o fabricante
Ao comprar direto do fabricante você elimina o intermediário, que é uma terceira parte que fica com uma fatia do lucro. Vale ressaltar que isso não garante margem de 500%, mas pode sim ampliar seus ganhos.
Sem contar que a relação direta com o fornecedor oferece uma negociação mais flexível, tanto em preço quanto em logística. Na prática, o produto chega mais barato para você e sua precificação melhora.
Só para ilustrar, eu encontrei um revendedor de eletrônicos que tem uma pequena loja. Lá ele vende carregador, cabo USB, teclado para computador e película e capa para celular.
Segundo um vídeo recente, ele mostra na prática que sua margem de lucro atinge até 400% em alguns casos. Mas é aquela coisa, ele tem acesso a um fornecedor e isso influencia.
Criação de marca própria e fabricação exclusiva
Trabalhar com marca própria e controlar a produção é a única maneira de ter previsibilidade de lucro. Quando você sabe quanto gasta para produzir sua roupa, seu eletrônico, seu cosmético, você tem uma visão ampla de tudo que afeta o preço final.
Por conseguinte, a precificação fica mais precisa e o lucro tende a crescer conforme você faz pequenos ajustes.
Produtos com 500% de lucro não representam a realidade do comércio nacional
De tudo que falamos aqui hoje sobre os produtos com 500% de lucro, qual a sua conclusão? Na minha opinião, perseguir um objetivo tão distante assim pode minar recursos e energia para lidar com os verdadeiros desafios.
Portanto, coloque a cabeça no lugar, se tiver que montar um negócio, monte sabendo que é preciso ser profissional e traçar metas realistas. Compartilhe o conteúdo e até mais!