Em maior ou menor qualidade, todo brasileiro procura oferecer ao seu cãozinho uma das marcas de ração para cachorro que caiba no bolso, seja Pedigree, Royal Canin ou Premier.
Isso resulta num mercado altamente competitivo, onde as empresas buscam refinar seus produtos e receitas através de tecnologia e pesquisa. Hoje você descobre um pouco mais sobre este mercado e seu comportamento, basta conferir a leitura!
Índice de conteúdo
- Um pouco sobre as 6 marcas de ração para cachorro mais vendidas no Brasil
- O compromisso das marcas de ração para cachorro na alimentação animal
Um pouco sobre as 6 marcas de ração para cachorro mais vendidas no Brasil

Para alguém que quer montar loja de ração, é impensável não conhecer as marcas de ração para cães mais vendidas. Hoje, o Brasil tem 4 nomes na lista de maiores indústrias de ração para cães e gatos do mundo.
Nesse contexto, me refiro à BRF Pet, Special Dog, PremieR Pet e Total Alimentos S.A. O portfólio dessas indústrias reúne marcas como Guabi Natural, Biofresh, Gran Plus, Bionatural, PremieR, GoldeN, VittA, Equilíbrio e Equilíbrio Veterinary.
Porém, hoje é dia de falarmos sobre as marcas de ração para cachorro mais vendidas, ou seja, a lista se expande ainda mais!
1. Pedigree
A Pedigree não só é uma das marcas mais vendidas, como é uma das mais lembradas pelos consumidores. Embora a marca faça parte do mercado brasileiro, vale dizer que é uma marca americana, criada em 1957, nos EUA.
Tão curioso quanto saber disso, é descobrir que a Pedigree pertence à multinacional Mars Inc., grupo também norte-americano. Aliás, a Mars é dona de alguns dos chocolates mais vendidos no mundo, como Snickers, Twix, M&M’s e Skittles.
As operações da Pedigree no Brasil
- Produz rações secas, úmidas e petiscos, além de produtos de cuidado.
- Portfólio com mais de 7 marcas exclusivas de ração para cachorro.
- Fábrica em Ponta Grossa (PR), responsável por 100% da produção.
2. Royal Canin
Através de um produto com nome de “Sopa Amarela”, a Royal Canin se lançou ao mercado em 1968. Nesse sentido, o médico veterinário francês, Jean Cathary, deu vida ao seu projeto de transformar a qualidade da alimentação animal.
Então, durante 34 anos, a marca Royal Canin ficou sob o controle do fundador, até ser comprada pela Mars Inc. Isso mesmo, o grupo dono da Pedigree possui as operações da Royal Canin, que hoje produz mais de 260 fórmulas.
3. PremieR Pet
Já a PremieR Pet é uma indústria brasileira, fundada em 1995, até hoje mantém pesquisa e produção 100% nacionais. Ao atuar nos segmentos de alimentos secos, cookies e úmidos, os produtos PremieR são fruto de uma massiva operação nacional.
Operação atual da PremieR Pet no Brasil
- Complexo fabril: os 3 polos industriais estão localizados na cidade de Dourados (SP), e somam mais de 680 mil m² de área.
- Produção mensal: estima-se que a PremieR produza mais de 40 mil toneladas de ração todos os meses.
- Marcas: além da linha PremieR, a empresa ainda conta com as marcas VittA e GoldeN, sendo a GoldeN uma das mais vendidas no país.
4. Purina
No quarto lugar do ranking das marcas de ração para cachorro mais vendidas no Brasil, está a Purina. Criada em 1894, em St. Louis, Missouri, EUA, é uma das mais tradicionais marcas de ração para animais domésticos.
Só no Brasil, a marca opera desde 1967, quando entrou com a ração Kanina. Atualmente, o grupo está presente em mais de 75 países e faz parte do portfólio da Nestlé. Exatamente, a Nestlé comprou as operações da Purina em 2001.
Desde então, realiza investimentos massivos na expansão no país, que hoje se espalha por inúmeras regiões. Só para entender o escopo operacional, a Nestlé anunciou investimento de R$2,5 bilhões na construção da nova fábrica da Purina.
Marcas de rações da Purina no Brasil
- Pro Plan Cães
- Purina One Cães
- Dog Chow (muito difundida no comércio nacional)
5. Gran Plus

Ocupando a quinta posição, a Gran Plus é uma marca que pertence ao portfólio da BRF Pet. Caso você não saiba, a Gran Plus surgiu em 2013, após a fusão da marca brasileira Guabi Natural e Affinity, europeia.
Então, em 2021, a BRF Pet adquiriu as operações da Mogiana Alimentos, que era dona da Gran Plus. Como resultado, a BRF expandiu sua presença no mercado de alimentação animal doméstica. Com isso, a Gran Plus ganhou ainda mais capilaridade.
Ração Gran Plus
- Linha Choice
- Ração Menu (alta performance)
- Linha Gourmet (foco no sabor e qualidade)
- Linha Biscoitos
- Produz cerca de 13 sabores distintos de rações
6. Farmina
Por fim, falaremos da Farmina, marca fundada na Itália em 1965, que até hoje está sob controle da família fundadora. Atualmente, é uma marca que faz parte da Farmina Pet Foods, um grupo com foco na produção de ração super premium.
Em seu portfólio, a Farmina conta com 12 rótulos de rações para cães, todos com formulação especial para cada necessidade. Desse modo, acredito que o maior destaque da Farmina, além da qualidade comprovada, seja os sabores das rações, como:
- Frango e Romã
- Cordeiro e Blueberry
- Bacalhau e Abóbora
- Salmão e Bacalhau
- Salmão e Melão
- Cordeiro, Abóbora e Blueberry
O compromisso das marcas de ração para cachorro na alimentação animal
Para encerrarmos, aqui está uma boa lista com as marcas de ração para cachorro mais vendidas no Brasil. Vale ressaltar que o ranking traz uma visão geral, já que o mercado tende a pender sempre para as opções mais baratas.
No entanto, cada vez mais os consumidores estão atentos à qualidade da ração que oferecem aos seus amigos inseparáveis. Mas logicamente, quem revende ração precisa se ligar nas tendências e acompanhar as marcas que ganham destaque.
Então, se é o seu caso, você acabou de conhecer alguns fornecedores de ração, basta entrar em contato, até a próxima!