Cia do terno é franquia? Entenda como funciona a empresa

Publicado por Lidia Massari em 13 de março de 2025

A Cia. do Terno se tornou uma tradicional marca de roupas sociais masculinas, com ênfase em ternos para o homem moderno, mas que preservam a essência da tradição, por isso, é comum querer investir na marca, mas a Cia do Terno é franquia?

Muitos empreendedores em busca de montar um negócio próprio chegam à mesma dúvida, porém, geralmente não encontram respostas. Você acaba de tirar a sorte grande, pois este conteúdo traz tudo que precisa saber sobre a Cia. do Terno. Confira!

Índice de conteúdo

  1. Na dúvida se a Cia do Terno é franquia
    1. Como funciona o modelo de negócio da Cia. do Terno
    2. Quantas lojas tem a Cia. do Terno
    3. Quem é dono da Cia. do Terno? Conheça a história da marca
    4. Tem como revender produtos da Cia. do Terno
    5. Qual a franquia mais lucrativa hoje de roupa social masculina
  2. A Cia do Terno não é franquia e sua busca não pode parar

Na dúvida se a Cia do Terno é franquia?

Cia do terno é franquia

Investir em uma franquia de roupas masculinas se tornou uma poderosa estratégia, pois o segmento masculino mudou muito recentemente. Hoje você encontra uma grande variedade de marcas especializadas no público masculino.

Ainda mais agora que o assunto da vez gira em torno do homem moderno que sabe se vestir e entende melhor seu estilo.

Então, a Cia. do Terno é a representação máxima de uma marca totalmente consolidada no segmento. Será que a Cia do Terno é franquia? Infelizmente não, a Cia. do Terno não opera como franqueadora, ou seja, é impossível abrir uma loja da rede.

1. Como funciona o modelo de negócio da Cia. do Terno?

A Cia. do Terno surgiu com um objetivo muito claro: atender às necessidades do homem moderno. Além disso, é um lema da empresa oferecer roupas de qualidade, sob medida e com um preço justo. Com isso, garante-se maior acessibilidade do público.

Por conta disso, a empresa sempre foi responsável pela fabricação de todos os seus produtos, quase que de forma verticalizada. Em outras palavras, eles são responsáveis por cada etapa do processo de fabricação, garantindo máximo controle.

E como você sabe, quando uma marca opera através do franqueamento, dificilmente mantém 100% dos padrões de qualidade. Isso porque há uma diluição natural de aspectos como controle operacional e nível de excelência.

Obviamente, existem marcas de roupas masculinas que tiveram êxito em equilibrar tais elementos, mas são poucas. Então, para não correr esse risco, a Cia. do Terno optou por gerir suas lojas com recursos próprios de maneira internalizada.

2. Quantas lojas tem a Cia. do Terno?

Atualmente, a rede própria de lojas da Cia. do Terno tem 163 lojas físicas. Sem contar a loja online focada nas principais tendências do social masculino. Desse modo, a marca se posiciona nas primeiras posições da preferência do seu público-alvo.

Muito se especula sobre o seu plano de expansão, mas eles divulgam pouca informação a respeito. Afinal de contas, esse é um dos benefícios de manter uma gestão privada, ou seja, não há urgência ou obrigação de explanar cada movimento.

Do ponto de vista comercial, representa uma estratégia de impacto, pois deixa os concorrentes no escuro quanto ao seu crescimento.

3. Quem é dono da Cia. do Terno? Conheça a história da marca

A Cia. do Terno é uma marca 100% mineira, fundada em 2000, e está sediada até hoje em Belo Horizonte. Então, falamos de uma marca com 25 anos de história que saiu de Minas para conquistar o Brasil, visto que sua operação atinge 23 estados.

O fundador da marca, o empresário Pedro Paulo Drummond, juntamente com os sócios, Roberto Rosendo e Bernardo Magalhães, visionou uma marca que atendesse às preferências emergentes do novo homem com estilo, sofisticação e preço justo.

Um dos grandes diferenciais da marca, é que em cada loja há um alfaiate especializado em ajustes finos. Assim, o cliente escolhe o produto sob medida e não precisa recorrer a terceiros para ajustes posteriores.

De certa forma, isso estimula um vínculo ainda mais forte entre a marca e o cliente.

4. Tem como revender produtos da Cia. do Terno?

A maioria das pessoas que descobrem a verdade se a Cia do Terno é franquia, automaticamente miram na revenda. Afinal, se não é viável abrir uma loja, então a revenda certamente é uma estratégia comercial interessante.

Contudo, a empresa não divulga informações a respeito, o que me leva a crer que eles não operam com revenda. E isso é uma pena, pois a revenda de roupa social masculina ganhou força no Brasil e os clientes valorizam.

5. Qual a franquia mais lucrativa hoje de roupa social masculina?

Quantas lojas tem a Cia do terno

O lucro de uma franquia não está relacionado ao nome ou à força da marca. Pelo contrário, franquia é o modelo de negócio que costuma oferecer uma das mais baixas margens de lucro.

Isso porque a estruturação de uma loja franqueada requer altos custos, capital de giro e gastos recorrentes mensais. Tudo isso influencia na lucratividade, ainda mais se você considerar que falamos de roupas sociais de valor agregado:

  1. Franquia Aramis: conceituada marca de roupa masculina, a Aramis surgiu em 1995, e hoje é o sonho de consumo de muita gente.
  2. Fatto a Mano: se você quer uma franquia que ofereça qualidade única e design sofisticado, então vale a pena estudar a Fatto a Mano.
  3. Franquia Serafine: fundada em 2015, a Serafine é uma moderna marca de roupas masculinas que atende diferentes categorias e clientes.
  4. Casa Prado: por fim, uma das mais tradicionais marcas de roupa masculina, a Casa Prado surgiu em 1955, como franquia é jovem.

A Cia do Terno não é franquia e sua busca não pode parar

Se por um lado eu adiei seu sonho de investir na Cia. do Terno, por outro, apresentei boas alternativas. O mais importante quando você entende como funciona a empresa, é continuar procurando pela marca certa.

Nesse sentido, não deixe de manter viva a vontade de empreender, e compartilhe o conteúdo com aquele amigo que insiste em dizer que a Cia do Terno é franquia, até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário