Reserva é franquia? Veja como funciona essa marca de roupas

Publicado por Lidia Massari em 9 de março de 2025

A marca que nasceu da venda no porta-malas de um carro se tornou uma das maiores empresas de moda do país, tanto é que você está aqui querendo saber se a Reserva é franquia, e para sua satisfação, a Reserva opera sim no segmento de franquia.

Isso quer dizer que é possível abrir loja Reserva, tornando-se assim um sócio da marca e aproveitando todas as vantagens compartilhadas com a rede. Acompanhe a leitura e conheça mais uma oportunidade para montar um negócio!

Índice de conteúdo

  1. Saiba em detalhes se a Reserva é franquia
    1. Qual o valor da franquia da Reserva
    2. Como funciona o modelo de franquia da Reserva
    3. Diferenciais da marca Reserva para as franquias
    4. Como se tornar franqueado da Reserva
  2. A Reserva é franquia e agora você entende se vale a pena investir

Saiba em detalhes se a Reserva é franquia

Reserva é franquia

A marca Reserva foi criada em 2004, por meio de uma parceria entre dois amigos de infância. Nesse contexto, Rony Meisler e Fernando Sigal já tinham suas respectivas profissões, mas queriam criar um negócio próprio.

Então, após identificarem uma tendência de consumo em moda masculina, eles se aventuraram com a venda de roupas masculinas. Com um porta-malas, roupas de boa qualidade e a vontade de fazer diferença no segmento, eles entraram no mercado.

Por conseguinte, inauguraram a primeira loja Reserva em 2006, em Ipanema. Durante 14 anos, os amigos e agora sócios, consolidaram a marca que carrega o famoso pica-pau, até que a Reserva foi vendida em 2020. Sabe quem comprou?

A partir de uma oferta de R$715 milhões, a Arezzo comprou as operações da Reserva em 2020. Nesse momento, a Reserva deixou de ser uma empresa de gestão privada para atuar como um dos grandes nomes no franchising brasileiro.

Números atuais da franquia Reserva

  • A rede de franquias da Reserva conta com mais de 100 lojas.
  • No total, a empresa possui uma operação com mais de 200 lojas.
  • Cerca de 10% do seu faturamento é gerado pelas franquias.
  • A Reserva investiu R$3,5 milhões num novo modelo de loja em 2024.
  • A ideia é reforçar o posicionamento da marca.

Portanto, se você entende que a oportunidade de abrir uma loja é mais vantajosa do que revender roupas Reserva, a seguir você encontra a proposta completa!

1. Qual o valor da franquia da Reserva?

Para você abrir uma loja Reserva hoje, você deve desembolsar valores entre R$337 e R$610 mil reais. Isso porque a franquia precifica o espaço da loja em metros quadrados. Ou seja, quanto maior o espaço, maior o investimento.

De acordo com divulgação a da marca, o retorno médio do investimento é de 36 meses. Já nos valores recorrentes mensais, o franqueado deve arcar com royalties de 10% e de 5% em ações de propaganda.

Aliás, esses dados englobam todos os modelos de loja Reserva, que você conhece melhor abaixo.

2. Como funciona o modelo de franquia da Reserva?

Atualmente, a Reserva oferece duas modalidades de lojas que trazem todo o portfólio do grupo. Então, você pode investir no modelo de franquia light e no modelo full, ambos com características únicas:

Modelo Reserva Light

  1. Tamanho da loja: a partir de 52m².
  2. Montagem da loja: R$6 mil por m².
  3. Taxa de franquia: fixo de R$25 mil.
  4. Capital de giro: média de R$200 mil.
  5. Investimento inicial: a partir de R$337 mil.

Modelo Reserva Full

  1. Tamanho da loja: a partir de 80m².
  2. Montagem da loja: R$7 mil por m²
  3. Taxa de franquia: fixo de R$50 mil.
  4. Capital de giro: cerca de R$300 mil.
  5. Investimento inicial: a partir de R$610 mil.

3. Diferenciais da marca Reserva para as franquias

Já que a Reserva é franquia, sua proposta apresenta uma série de diferenciais que podem pesar na decisão de investimento. Falando especificamente no modelo light, é uma loja com foco em centros comerciais com até 250 mil habitantes.

A empresa oferece flexibilidade de pagamento e promete margens de lucro acima dos concorrentes. Além do mais, o modelo de entrada light tem acesso à mesma gestão colaborativa e ferramentas digitais que a versão full.

Outro destaque é o mix inteligente, que consiste no giro recorrente de produtos básicos e contínuos para minimizar os efeitos da sazonalidade. Por fim, sua loja ainda dispõe de uma ilha de lançamento, que traz produtos inéditos da Reserva e Reserva Go.

4. Como se tornar franqueado da Reserva

Qual o valor da franquia da reserva

O acesso à franquia da Reserva acontece por meio de um formulário de interesse na própria página de divulgação. Em seguida, você coloca seus dados básicos, como nome, e-mail, telefone para contato e capital disponível para investimento.

Depois disso a equipe Reserva retorna o contato para conhecer melhor seu perfil e dar sequência ao cadastramento e entrevista comercial. É fundamental ter seriedade ao longo das etapas, pois é através delas que você conseguirá abrir a loja.

Uma dica muito importante é ter atenção total aos documentos que apresentam a proposta, as responsabilidades e, sobretudo, os valores que você deve pagar. Após a assinatura do contrato, é só aguardar a implantação da unidade.

Quer conhecer melhor os detalhes da franquia? Então, anote os canais de contato:

Como falar com a Reserva?

  1. Site: https://www.usereserva.com/sejafranqueado
  2. WhatsApp: (21) 2397-0119
  3. E-mail: [email protected]

A Reserva é franquia e agora você entende se vale a pena investir

Ainda está com dúvida ou não conseguiu determinar se vale a pena investir na franquia da Reserva? Para convencer seus futuros franqueados, a Reserva destaca alguns motivos investir na marca:

  • Gestão colaborativa e supervisão presente.
  • Investimento contínuo em produto e logística avançada.
  • Experiência consolidada da marca.
  • Digitalidade nos processos de venda e de operacionalização.
  • Mix de ferramentas de vendas exclusivas a favor da franquia.

Portanto, agora que você sabe que a Reserva é franquia e compreende sua proposta como franquia de roupas masculinas, analise com calma e tome uma decisão estratégica. Compartilhe com mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário